8 maneiras de renovar sua casa gastando pouco

A decoração de uma casa é uma obra inacabada, raramente tem começo, meio e fim. Como as tendências vêm e vão e os estilos pessoais mudam, é comum sentir certo tédio com algumas escolhas feitas anos atrás. Como nem sempre é possível comprar tudo novo, a solução é fazer alterações pontuais de tempos em tempos para eliminar aquele sentimento de estagnação. Veja algumas ideias fáceis e econômicas.

Quarto de brincar | O enorme sofá com gavetões guarda os brinquedos. Sobre eles, almofadas com tecidos Marimekko executadas pela Trama Casa. Na parede, pôsteres adquiridos em antiquários. Para ler, luminárias Tolomeo, da La Lampe. Projeto Ouriço Arquitetu (Foto: Foto: André Nazareth/Divulgação)
(Foto: Foto: André Nazareth/Divulgação)

1. Almofadas mil
Trocar o mobiliário periodicamente não é exatamente prático e econômico para renovar o visual. Para criar um novo olhar sobre o mesmo ambiente, aposte em muitas almofadas de variados padrões, cores e tecidos. Aproveite as que já têm e inclua novas estampas para melhorar ainda mais o custo-benefício.

A porta também pode ser emoldurada com papel de parede, como nesta sala de estar projetada pelos arquitetos Renato Salles e Vivian Giometti, sócios do Estúdio Cada Um (Foto: Cacá Bratke/Editora Globo)
(Foto: Cacá Bratke/Editora Globo)

2. Paredes estampadas
Cansou das paredes com cor sólida? Uma maneira de acabar com o tédio é apostar em papel de parede estampado – existe uma infinidade de padrões. Se ainda não está seguro sobre o assunto, considere cobrir uma única parede em vez do ambiente inteiro. Se enjoar, é só retirá-lo e aplicar outro ou voltar à pintura convencional.

Por pura diversão, a arquiteta Fabiana Frattini cobriu a geladeira branca com adesivos de estampa de pele de vaca (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
(Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)

3. Geladeira para se exibir
É comum usar a geladeira da casa para lembretes, convites, receitas, desenhos das crianças e fotos. Para que essa exibição seja mais organizada e cause um impacto estético positivo, uma opção é imprimir suas fotos favoritas e pregá-las em forma de grade – ou como a criatividade mandar – com fita washi, aquela estampada feita de papel de arroz e muito usada pelo pessoal do scrapbook. Ou ainda adesivar o eletrodoméstico com estampas divertidas e que possam receber recados.

Turquesa, o veludo da Donatelli forra a cabeceira da cama, com capitonê. Manta, colcha e almofadas da Trousseau. Baú da L’Oeil, com vaso e luminária vintage, da Loja Teo (Foto: Edu Castello/Editora Globo)
(Foto: Edu Castello/Editora Globo)

4. Cama de roupa nova
Um jeito rápido e econômico de mudar a aparência de um quarto é renovar a roupa de cama. Se a capa de edredom atual não faz mais parte de seus sonhos, substitua-a por uma colcha e vice-versa. E tenha os dois – ou mais – na manga para ir mudando periodicamente. Outra opção é compor uma camada de diferentes almofadas na cabeceira da cama. Nesse caso, também é possível ir trocando conforme sentir tédio.

Após a reforma, a suíte máster dos moradores ganhou dois closets e dois banheiros. No alto, o espelho e o aparador fazem as vezes de penteadeira (Foto: Edu Castello/Editora Globo)
(Foto: Edu Castello/Editora Globo)

5. Um banho de toalhas
As toalhas de banho podem ir além da função estritamente utilitária. Elas estão todos os dias na sua vida, mas são facilmente esquecidas. Que tal valorizá-las quando pensar em mudar a casa? Atualize suas toalhas com cores diferentes, estampas e bordados que chamem a atenção. E, é claro, além de bonitas devem ser macias, ter boa absorção e secagem rápida.

Garrafas transparentes viram vasos de efeito comessa ideia fácil de ser executada: espete as flores em canudinhos estampados. Canudos Shopfesta, luminoso Villa Pano (Foto: Cacá Bratke/Editora Globo)
(Foto: Cacá Bratke/Editora Globo)

6. Flores o ano todo
As flores dão vida, mudam qualquer ambiente e é um dos ajustes mais baratos que você pode fazer quando pensa em renovar a casa. Como as estações mudam durante o ano, os arranjos florais também. Refrescar-se com um banho de lilases na primavera; organizar rosas ou hortênsias na sua mesa de jantar no verão; exibir copos-de-leite ou antúrios no outono; e compor um ramo de gardênias ou azaleias no inverno. Opções não faltam e, o melhor, não precisa investir em vasos – que tal reaproveitar garrafinhas de água, suco ou vinho?

Simples e lindo, a ideia aqui é usar um pisca-pisca como varal e pendurar várias fotos dos pombinhos com pregadores. Além de relembrar bons momentos, deixa o ambiente mais aconchegante. (Foto: Cacá Bratke/Casa e Comida)
(Foto: Cacá Bratke/Casa e Comida)

7. Arte própria
Tente decorar uma parede com sua própria criação ou da família. Não precisa ser expert no assunto ou ter talentos especiais. Uma seleção de fotos de viagens emolduradas, pratos antigos da família, restos de tintas para criar um mural com pinceladas à la Jackson Pollok, desenhos ou fotos dos filhos presos com pregadores em um varal ou pisca-pisca. Aqui, a originalidade fala mais alto.

organizacao-sala-prateleiras-mesa (Foto: Edu Castello e Lufe Gomes/Editora Globo)
(Foto: Edu Castello e Lufe Gomes/Editora Globo)

8. Reorganizar é essencial
Encontrar um lugar para casa coisa. Talvez dê um pouco de trabalho, mas a organização transforma os ambientes e deixa a vida mais fácil. Itens já existentes podem ganhar novos acessórios, como caixas organizadoras, uma bandeja para as bebidas, um cesto charmoso para guardar os brinquedos ou um porta-revista para organizar a leitura.

Fonte: Revista Casa e Jardim