Textura ou Grafiato?

Qual a diferença entre Grafiato e Textura.

Abaixo você confere as diferenças entre os diversos materiais do mercado desde a linha de complemento a linha final de decoração ( tintas e massas ).

Grafiato

O grafiato é um revestimento acrílico com superfície rústica, com características diversas, variando muito com o fabricante/marca do produto, na maioria das vezes com características de repelências e bactericidas.

O grafiato em si é diferenciado de qualquer outro produto, com características de massa (ex: massa corrida; massa acrílica e textura).

Ele é diferenciado das outras massas, pelo efeito riscado; esse efeito é proporcionado por um mineral com grãos de gramatura entre: 0,02 mm á 0,05mm.

Para o efeito ser formado é necessário a ferramenta correta, e o contato do mineral com a superfície. Com isso é obtido o efeito riscado.

A direção com que a ferramenta percorre a parede traça o formato do efeito riscado.

Textura Acrílica

A textura acrílica é diferente do grafiato em alguns aspectos, as texturas em si não contem minerais de gramatura alta, não podendo assim, produzir o efeito riscado.

A textura acrílica mais comum no mercado é a textura lisa, textura designer e a textura projetada.

A textura encontrada hoje no mercado mantém as mesmas características do grafiato, diferenciando apenas o fabricante/marca.

As diferenças entre eles são basicamente no resultado aparente que eles demonstram, enquanto o grafiato é representado por aspecto de ranhura, a textura é mais diversa, podendo ser usada com aparência decorativa, texturizado ou arrepiados.

Entre as vantagens apresentados por textura ou grafiato podemos citar o seguinte:

Aspecto decorativo. Creio que a principal aplicação deles é no aspecto decorativo que se bem trabalhado poderá ajudar a melhorar o aspecto visual de um ambiente, seja uma sala, cozinha, quarto ou área externa. O grafiato é muito comum para fachadas, inclusive.

Contraste. Pode ser útil em ambientes muito estáticos e de cor uniforme, com isto ele poderá apresentar um bom contraste, especialmente quando pintado de cor diferente e complementar à usada do ambiente. Este tipo de recurso requer cuidados e deve ser feito com o auxílio de um profissional.

Controle de umidade. Muitas pessoas usam a textura ou o grafiato como uma estratégia para paredes em que há problemas com infiltração, pois suas características mais densas do que o simples reboco tornaria a parede mais resistente. Creio que o problema da umidade é mais complexo e quando possível o ideal é atacar a raiz do problema, mas de qualquer forma, pode ser uma ajuda.

Lavável. Também figura como vantagem o fato de ambos serem laváveis  e isto é útil para a limpeza interna ou externa.

Semelhanças entre as duas técnicas

Engana-se quem pensa que grafiato e textura são diferentes em tudo. Veja a seguir o que as duas técnicas têm em comum:

  • Potencial decorativo: tanto a textura quanto o grafiato apresentam um excelente potencial decorativo, com a capacidade de melhorar o aspecto visual de qualquer ambiente;
  • Versatilidade: grafiato e textura são técnicas versáteis, que podem ser aplicadas em áreas externas, quartos, salas e outros ambientes;
  • Contraste: ambas as técnicas podem ser úteis para fazer um ponto de contraste em cômodos muito uniformes e monótonos;
  • Controle de umidade: a textura e o grafiato possuem características mais densas, que tornam a parede mais resistente a infiltrações e umidade. Isso significa que a parede vai ficar bonita por mais tempo;
  • Fácil manutenção: as duas técnicas apresentam a vantagem da fácil manutenção, pois ambas são laváveis;
  • Rápida aplicação e secagem: renovar o ambiente com grafiato é um processo simples e que não demora muito. A aplicação e secagem são bem rápidas!