De acordo com especilistas, essa é uma tarefa complexa, já que requer o uso de produto bicomponente como base. Destaca-se ainda que, neste tipo de processo, seguir rigorosamente as instruções das embalagens é fundamental para ter sucesso na aplicação.
O passo inicial é fazer uma limpeza na superfície. Os azulejos têm de estar totalmente limpos, principalmente isentos de resíduos de gordura, com cuidado especial para a área dos rejuntes. Também é importante deixar a superfície secar completamente antes do início da pintura. Depois, é necessário aplicar uma demão do Fundo Branco Wandepoxy (produto esse da marca Coral) em toda a superfície, e aguardar a secagem, o que ocorre entre 12 horas e 18 horas.
Em seguida, é preciso efetuar um leve lixamento da superfície com lixa grana 220, para que ela se torne mais porosa. Segundo especialistas, como o azulejo é bastante liso, pode ser que durante o lixamento uma parte do fundo seja removida. Neste caso, será necessário retocar, ou a massa não terá aderência.
Após preparar a superfície, deve-se, então, aplicar a massa acrílica. É importante que sejam camadas sempre finas – no máximo duas ou três demãos (aguardar quatro horas entre elas). Após a secagem da última demão da massa, o próximo passo é lixar até que se torne uniforme. Então, limpe a superfície com pano umedecido para retirar todo o pó do lixamento. A partir desse ponto pode-se prosseguir com a aplicação do acabamento normalmente (tinta acrílica ou PVA). E pronto!
Se você tem dúvidas técnicas ou sobre cores, fale com a gente!